Os técnicos da secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) estão trabalhando num projeto voltado à agricultura familiar, através da implantação de uma vitrine experimental no viveiro municipal Roque Canelli. Segundo informações da assessoria, o objetivo é ofertar conhecimento disponível para o cultivo de hortaliças e frutíferas.
Na primeira etapa, serão utilizados 1,5 mil metros quadrados para o cultivo experimental de produtos como melão, abóbora, melancia e jiló. Posteriormente, o espaço será ampliado para 5 mil metros quadrados para cultivar frutíferas como tangerina dekopon, pitaya, caju, banana nanica, acerola, limão, manga, mamão, abacaxi, maracujá, entre outros, com grande potencial da produção ser absorvida pelo mercado local consumidor. Na olericultura, o projeto também vai envolver espécies como cebola, beterraba, cenoura, pimentão, pimenta do reino.
De acordo com um dos técnicos da SEDEC, Clóvis Sanches, os pequenos produtores rurais serão incentivados a investir em outras culturas e rotatividade de culturas, através desta demonstração prática. “O objetivo é a diversificação. Incentivar a saída da monocultura, pois se o produtor tiver várias culturas durante o ano ele terá maior geração de renda. Essa vitrine experimental será para trazer os produtores rurais e alunos e mostrar, a melhor forma de produzir”, informou.