O setor de transporte criou 1.818 novas vagas de trabalho em fevereiro de 2017. É a primeira vez, nos últimos meses, que se tem uma variação positiva entre o número de admissões e demissões no setor transportador. Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o resultado positivo se deve, em parte, à recuperação do nível de atividade econômica do Brasil, uma vez que, “à medida que os setores voltam a produzir, demandam o serviço de transporte para receber insumos e distribuir mercadorias, seja no mercado interno, seja no externo”.
Outro fator apontado pela CNT que impactou a abertura de vagas no setor é o início do escoamento da safra de soja. No entanto, apesar do resultado positivo de fevereiro, o estoque de empregos estimados para 2017 ainda está abaixo do de 2016. No acumulado do ano, foram fechados 9,6 mil postos de trabalho apenas no setor transportador.
O modal rodoviário, o mais utilizado no país para transporte de cargas e de passageiros, é o que registra a maior perda no período: 8.471postos. Por outro lado, também foi o que criou mais vagas no mês de fevereiro de 2017 (1.601 postos).
Fonte: Só Notícias/Agronotícias