|1881|
A atividade terapêutica psicomotora por meio do uso de equinos, a equoterapia, um dos programas especiais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar), deve ser realizada por cerca de 540 pessoas no Estado até o final do primeiro quadrimestre de 2017. Elas integrarão os 36 eventos que constam no planejamento da instituição entre março e abril próximos.
O Senar apoia financeiramente entidades que oferecem o serviço em diversos municípios para promover o tratamento integrado de saúde a portadores de necessidades especiais motoras e mentais. Serão 288 horas de atendimento ofertadas nos próximos dois meses em 14 municípios de Mato Grosso: Campo Novo do Parecis, Castanheira, Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Santo Antônio de Leverger, Várzea Grande, Sapezal, Tangará da Serra, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Sinop, Araputanga e Sorriso.
Neste ano, mais uma instituição que realiza equoterapia deve integrar o rol daquelas que já oferecem o atendimento por meio do Senar. De acordo com a regional de Pontes e Lacerda, uma entidade local está prestes a ser cadastrada para realizar o programa.
A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. Em 2016, o Senar realizou 178 ações do programa.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: divulgação/arquivo)