PUBLICIDADE

Sema finaliza ajustes para adotar novo sistema de gestão ambiental no Estado

PUBLICIDADE

|2492|

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) está fazendo os ajustes e integrações necessárias para o funcionamento do novo Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais 2.0 (Sisflora), que irá substituir a versão Sisflora 1.0. A mudança visa tornar a gestão ambiental mais ágil e eficiente no Estado.

Conforme a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental da Sema, Mauren Lazzaretti, o novo sistema trará inúmeras melhorais no controle da comercialização e transporte dos produtos florestais, implementando a cadeia de custódia, que rastreia o produto desde a extração da madeira até a destinação final, além de segurança administrativa aos técnicos da secretaria. “O Estado tende a ganhar no controle do consumo e transporte de produtores florestais. A secretaria ganhará performance no atendimento mais ágil das pequenas demandas e o produto Mato-Grossense terá mais confiabilidade”.

O Sisflora 2.0 permite que pequenos ajustes sejam realizados com mais rapidez e menos custo ao erário. São exemplos dessas melhorais a inserção do nome de uma nova espécie de árvore que não esteja cadastrada no sistema; na versão 1.0 essa tarefa exigia a solicitação da inclusão para a fábrica do software, o que demandava tempo e custo ao Estado. Outro ganho destacado pela superintendente de Gestão Florestal da Sema, Suely de Fátima Menegon, é a segurança. Ela acredita que a mudança diminuirá as chances de fraudadores no cadastro de informações. 

Além disso, a disponibilização dos dados do manejo florestal pelo Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (SimLam) no Sisflora 2.0. “Será possível ver dados georreferenciados de cada árvore com informações do volume real por árvore e não estimado, como era feito antes. Isso dará mais segurança para nós”, afirma Suely.

Os órgãos fiscalizadores que monitoram e identificam as ações, como o Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Federal (PF), Delegacia de Meio Ambiente (Dema) da Polícia Judiciária Civil, também pode acessar o Sisflora 2.0 através do Sisflora Auditoria.

Com a proposta de reforçar o trabalho integrado de monitoramento e fiscalização, Mauren apresentou o novo sistema na última sexta-feira (17) para a delegada da Dema, Alessandra Saturnino Cozzolino, que estava acompanhada dos investigadores do órgão. “Tudo que vem para somar no enfrentamento de quem tenta driblar a lei é um ganho”.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: assessoria/arquivo)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE