A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente iniciou as atividades de ensilagem da forragem verde em pequenas propriedades rurais, com a patrulha agrícola mecanizada, que faz o serviço de colheita e compactação da silagem, para a suplementação alimentar do rebanho. Ela fornece grande quantidade de energia aos animais e é muito utilizada para que o rebanho se mantenha saudável. Na realidade dos produtores mutuenses, o milho verde é a espécie de verão mais utilizada como fonte de forragem.
A estimativa é que cerca de 20 produtores sejam atendidos nos assentamentos Ribeirão Grande, Maria de Oliveira e Rio Verde, mediante solicitação e prévio agendamento dos serviços. A secretaria também faz o acompanhamento na sanidade do rebanho.
“O auxílio aos nossos agricultores na confecção e no armazenamento do produto garante o alimento para o gado, principalmente na entressafra. Desta forma, a Sama busca amenizar os custos do pequeno produtor, auxiliando no fornecimento de alimento de qualidade para o rebanho do nosso municipio”, explicou a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marcia Coelho.
O custo total da silagem por hectare gira em torno de R$ 5 mil a R$ 6,5 mil, incluindo gastos com insumos, preparo do solo, plantio e tratos culturais.