PUBLICIDADE

Seaf e Embrapa capacitam técnicos do Pró-Café

PUBLICIDADE

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, realiza durante essa semana capacitação para técnicos multiplicadores do Pró Café Mato Grosso. Os trabalhos estão sendo realizados no Sebrae de Juína, entre os dias 4 e 7 de julho e conta com apoio da Embrapa Rondônia, Empaer e a Prefeitura municipal.

A capacitação ministrada pela Embrapa Rondônia, objetiva apresentar aos técnicos agrícolas e discutir tecnologias e conhecimentos para promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do café e possui carga horária de 24 horas.

“Essa é uma etapa de extrema importância para o sucesso do programa na região noroeste, e a Empaer e Embrapa estão atuando de forma participativa para contribuir com novas técnicas que trarão mais tecnologia e produtividade para os pequenos produtores”, pontuou o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes.

Os assuntos pautados durante o encontro serão desde técnica de poda, perspectivas para a cafeicultura da Amazônia, pragas e doenças do cafeeiro, irrigação da lavoura de café e o encerramento do curso terá aula prática nos cafezais do distrito de Terra Roxa, próximo a Juína.

Segundo o superintendente de Assistência Técnica e Extensão Rural da Seaf, George Lima, os técnicos são a ponte entre os detentores da tecnologia e o acesso dessas técnicas mais eficientes pelos produtores, por isso é fundamental a capacitação desses agentes.

O programa

O programa Pró Café Mato Grosso oferece um kit tecnológico que compreende as mudas clonais, calcário, adubo, assistência técnica, com capacitações dos técnicos da Empaer e das prefeituras.

Em dois anos, serão mais de R$ 2 milhões de investimentos nesta cadeia que resume na implantação de 500 mil mudas de café clonal, distribuídos nas 500 hectares, que são as propriedades de pequenos produtores selecionados pela Empaer em 10 munícipios: Cotriguaçu, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Rondolândia, Juína, Colniza, Aripuanã, Carlinda, Alta Floresta, Tangará da Serra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço do boi gordo em Mato Grosso sobe 1,3%

Com a demanda aquecida em Mato Grosso, o boi...

Milho disponível em Mato Grosso vai a R$ 57, diz IMEA

O preço do milho disponível em Mato Grosso segue...

Preço da soja disponível em Mato Grosso cai 1,1%

O preço da soja no indicador IMEA (Instituto Mato-grossense...
PUBLICIDADE