PUBLICIDADE

Safra de soja em Mato Grosso deve aumentar 2,9% e produtividade média de 58 sacas/hectare

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) prevê que, para o ano que vem, é esperada que a área da soja para a safra 2022/23 em Mato Grosso continue avançando, alta de 2,95% em relação à safra passada, estimada em 11,73 milhões de hectare.

Quanto ao rendimento, a estimativa de produtividade exibiu alta de 1,80% ante a safra passada, ficando prevista em 58,51/saca. Apesar de o indicador estar acima do observado no ano passado, algumas regiões registraram falta de chuvas no mês de nov-22, o que limitou o potencial produtivo. Além disso, segue a preocupação quanto às chuvas na hora da colheita da soja, o que pode influenciar no aumento de grãos avariados. Em relação à venda, a comercialização da safra 2022/23 alcançou 35,80% da produção, atraso de 7,63 pontos percentuais ante a safra passada. Esse cenário é justificado pela modificação do perfil do produtor, que tem aguardado melhores preços para negociar sua produção, e a baixa necessidade de fazer caixa neste momento.

Por fim, é esperado que em 2023, a demanda por soja continue aquecida e, segundo o IMEA, as exportações podem alcançar 24,21 milhões de t e o consumo no Estado cresça para 11,30 milhões de toneladas, caracterizando mais um recorde em Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Indea confirma 22º caso de raiva bovina no ano em Mato Grosso

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea)...

Preço do boi gordo em Mato Grosso sobe 1,3%

Com a demanda aquecida em Mato Grosso, o boi...
PUBLICIDADE