PUBLICIDADE

Ritmo do plantio da soja deve favorecer safra de algodão em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: arquivo/assessoria)

O ritmo atual do plantio da soja no Estado deve favorecer os agricultores que vão apostar no algodão, na segunda safra. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o adiantamento recorde na semeadura da oleaginosa traz boas perspectivas o algodão, que pode ter a sua janela de “favorecida caso as condições climáticas continuem adequadas também no período da colheita do grão, liberando áreas para a segunda safra”.

O vazio sanitário para o algodão em Mato Grosso, que visa controlar as infestações do bicudo-do-algodoeiro, será encerrado, no dia 1º de dezembro, para as regiões Norte, Noroeste, Médio-Norte e Parte da Centro-Sul e da Oeste do Estado, enquanto que os demais núcleos podem iniciar os seus trabalhos a partir do dia 15/dez.

“Com isso, os produtores da primeira safra do algodão mato-grossense já começaram os preparativos, focando no controle da população residual do bicudo neste período de pré-safra do algodão. As chuvas, por sua vez, estão ocorrendo em quase todo o Estado, o que será favorável para os trabalhos de campo caso continuem de forma regular”, diz o instituto.

Conforme o Imea, Mato Grosso deve produzir 3,9 milhões de toneladas de algodão em caroço e 1,6 milhão de toneladas de pluma de algodão, “o que representa um acréscimo de 16,9% e 17,1%, respectivamente, ante a safra 2017/18”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Produtores devem informar estoque de rebanhos em MT a partir desta 5ª

A campanha estadual de atualização de rebanho, realizada pelo...

Preço do farelo e óleo de soja em Mato Grosso aumenta

As cotações do farelo de soja recuaram 1,31%, na...

Arroba do boi e vaca sobe em Mato Grosso

O preço do boi gordo à prazo, no Estado,...

Cotação do milho em Mato Grosso tem queda de 3%

O preço do milho no Estado teve retração de...
PUBLICIDADE