PUBLICIDADE

Regulação de produtos de origem animal deve ser alterada

PUBLICIDADE

|2183|

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), anunciou nesta segunda-feira ter enviado à Casa Civil da Presidência da República sugestões de mudanças no Riispoa que facilitarão a vida dos produtores rurais, sendo, muitas das alterações, relativas à carne. O Riispoa (Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal) prevê normas de inspeção industrial e sanitária de recebimento, manipulação, transformação, elaboração e preparo de produtos.

Maggi participou, em São Paulo, de reunião comemorativa de 10 anos do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), órgão técnico da Fiesp, que teve a presença de Paulo Skaf, e do presidente do conselho, Jacyr Costa. No encontro, em que tratou do Riispoa, o ministro defendeu o programa Agro+, programa de desburocratização do setor, lançado no ano passado pelo Mapa, e que terá uma versão local no estado a partir do dia 20 deste mês.

Jacyr Costa declarou serem muito importantes as missões internacionais de Maggi e que “se, continuarem nesse ritmo, o Brasil conseguirá atingir os 10% do comércio mundial antes do prazo de cinco anos.” Blairo Maggi observou que o volume das exportações tem crescido, mas os valores não têm sido maiores, em função do comportamento dos preços no mercado externo.

Segundo o ministro, existem cerca de 600 negociações com outros países em andamento, dependendo ainda de regras e de questões fitossanitárias. Disse ser necessário identificar setores com potencial de crescimento, como o de pescados, e também agregar maior valor aos produtos.

Destacou a importância dos investimentos em pesquisa, observando que, “ao contrário do que se fala, as terras brasileiras não são férteis” e que “se não fossem órgãos, como a Embrapa o Brasil não teria a produtividade que tem”. E observou que, “nos últimos 40 anos, o Brasil fez uma revolução. Quem poderia imaginar a produção que temos de algodão no Mato Grosso e em Goiás, por exemplo, se não fosse a tecnologia”.

O ministro se encontrará, à tarde, às 16 horas, com o governador do estado, Geraldo Alckmin, e com o ministro das Relações Exteriores, José Serra, no Palácio dos Bandeirantes.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: divulgação/arquivo)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE