O poder executivo em Alta Floresta iniciou trâmites de pregão eletrônico para a próxima sexta-feira (13), visando a aquisição de aparatos como conjuntos de ordenha, resfriadores de leite e botijões de nitrogênio, que fortalecerão a cadeia produtiva por meio do programa municipal Mais Leite. A previsão é que sejam beneficiados cerca de 40 produtores inseridos na agricultura familiar e assistidos pelo programa. A etapa inicial do certame consistirá no registro de preços.
O investimento estipulado é de R$ 294 mil em recursos próprios. Com os equipamentos, são esperadas melhorias como o aumento na quantidade de leite produzida, qualidade e a segurança do produto, automatização e padronização do processo de extração, bem como a armazenagem correta dos embriões referentes ao gado (no caso dos botijões), potencializando as atividades de inseminação artificial e contribuindo para o aprimoramento do rebanho nos índices zootécnicos.
O projeto visa a intensificação das propriedades produtoras de leite em diversos setores. Dentre suas vertentes, está a disponibilização de técnicos capacitados, em nível superior ou médio, para assessorar os produtores em todas as etapas de produção, com atendimentos envolvendo coletas de solo, interpretação de análises com recomendações técnicas para aplicação de insumos (calcário e adubo), sugestões de manejo e sanidade animal.
O prazo de entrega dos equipamentos será de até 60 dias corridos, a partir do recebimento da ordem de fornecimento, emitida pela secretaria municipal de Agricultura e Pecuária.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.