A prefeitura de Cláudia (90 quilômetros de Sinop), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Rural, aos poucos se organiza para desenvolver um projeto que irá atender uma população de mais de 180 agricultores familiares no município. Entre os objetivos estão a inclusão produtiva e acesso a mercados, e a capacitação e assistência técnica ao produtor.
De acordo com o Secretário Edson Moreira, a iniciativa irá atender as cadeias produtivas que estejam dentro dos requisitos do projeto. A assessoria da prefeitura informou que a secretaria irá mapear os locais de produção, realizar palestras, oferecer cursos de capacitação e trabalhar a comercialização do que será produzido no município.
“Precisamos buscar formas para que o produtor produza e venda, aumentando a geração de emprego e renda. Esse é um projeto que ainda está na fase inicial. Vamos ter fóruns e debates com a sociedade, ouvir a população e adequar o projeto de acordo com a necessidade do produtor”, afirma o secretário.
Segundo o prefeito Altamir Kurten, a prefeitura irá oferecer a infraestrutura básica necessária para apoiar a produção e a comercialização do leite, mel, frango, mandioca, hortaliças, frutas, entre outros produtos produzidos no município.
“Às vezes o produtor não tem condições de investir e produzir por falta de incentivos. O município irá oferecer todo o apoio necessário ao pequeno produtor. Desde o plantio ao acompanhamento do que é produzido e comercializado. O objetivo da prefeitura é fortalecer todas as cadeias produtivas do município, de forma que o segmento produtivo esteja em sintonia com as demandas da indústria e do mercado“, afirma Kurten.
No dia 13 de maio um fórum municipal irá debater a forma de elaboração do projeto.