PUBLICIDADE

Produção de milho será 64% maior em MT, diz Conab

PUBLICIDADE

Mato Grosso terá uma produção de milho segunda safra 64% maior. A previsão foi divulgada, esta manhã, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no 8º levantamento de safra. De acordo com o documento, a produção mato-grossense sairá de 15 milhões de toneladas colhidas na safra 2015/16 para 24,7 milhões na atual safra. A estimativa anterior da companhia previa uma produção de 24,1 milhões de toneladas (60% a mais que no ano anterior).

A produtividade sairá de 3,9 mil quilos por hectare (resultado do déficit hídrico que afetou várias regiões do Estado na última safra), para 5,6 mil quilos. O aumento será de 42% entre as duas safras. A Conab também estima que Mato Grosso ampliará a área plantada com o cereal, saindo de 3,7 milhões para 4,3 milhões de hectares (+15%).

Para a Conab, o incremento de área deve-se à expectativa inicial de bons preços, “fato que não se confirmou no Estado”. A companhia destaca que as condições climáticas têm favorecido as lavouras em todo o Estado, com chuvas regulares até a segunda quinzena de abril. “No Médio-Norte, maior produtora do cereal, estima-se cerca de 80% a 90% da lavoura na fase final de frutificação e/ou maturação. Do ponto de vista agronômico, há garantia de boa produtividade naquela região, mesmo que não haja chuvas nas próximas semanas”.

A estimativa da Conab divulgada hoje ainda é tímida comparada à previsão do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), publicada na última segunda-feira (8). Segundo o relatório, Mato Grosso deve produzir 28 milhões de toneladas do cereal, com produtividade média de 98,8 sacas por hectare (5,9 mil quilos) e área plantada de 4,7 milhões de hectares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...

Termina terça campanha de atualização de estoque de rebanhos em Mato Grosso

A campanha estadual de atualização do estoque de rebanhos,...
PUBLICIDADE