|2205|
O planejamento forrageiro na integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) será abordado no 3º Dia de Campo da ILPF e Agricultura de Baixa Emissão de Carbono no Bioma Pantanal Mato-grossense. O evento será realizado na próxima sexta-feira (10), no campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em Cáceres. O evento é aberto ao público e tem inscrições gratuitas que poderão ser feitas no local, a partir das 7h30.
A programação do dia de campo terá dois momentos. Inicialmente, todos os participantes acompanharão uma palestra sobre o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) em Mato Grosso. Na sequência terá início um circuito com três estações de campo.
Em duas dessas estações a produção de alimento para o gado terá destaque. Em uma delas será abordada a produção de silagem para alimentação animal durante a seca. O tema será conduzido pelo professor do IFMT Paulo Barros e pelo extensionista da Empaer Douglas Castrillon.
Em outra estação a abordagem será sobre as características e o manejo de novas cultivares de capim lançadas pela Embrapa em 2016 e 2017. O responsável pela apresentação será o analista de transferência de tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril Orlando Lúcio Oliveira.
Na mesma estação, o analista do Imea Miqueias Michetti abordará aspectos da viabilidade econômica dos sistemas ILPF. A programação do dia de campo se completa com uma abordagem sobre os serviços ambientais prestados pelo componente arbóreos nos sistemas ILPF. A condução deste tema será feita pelos professores do IFMT Reginaldo Medeiros e Arthur Chaves.
Esta é a terceira edição do dia de campo sobre ILPF realizada no IFMT de Cáceres. No local está situada uma das Unidades de Referência Tecnológica e Econômica de ILPF acompanhadas pela Embrapa em Mato Grosso. O dia de campo é realizado por meio de uma parceria entre Embrapa, Senar-MT e IFMT – campus Cáceres e conta com patrocínio nacional da Rede de Fomento ILPF.
Já está confirmado no dia 28 de abril o 7º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, realizado na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT). Esse é o maior evento de transferência de tecnologia promovido pela Embrapa em Mato Grosso e conta com parceria com Sistema Famato/Senar. As inscrições antecipadas serão abertas no dia 13 de março no site da Embrapa Agrossilvipastoril.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: divulgação/arquivo)