PUBLICIDADE

Produção brasileira de peixes em cativeiro supera marca de 640 mil toneladas

PUBLICIDADE

A cadeia produtiva brasileira de peixes cultivados movimentou R$ 4,3 bilhões, em 2016. No período, o país produziu 640,51 mil toneladas, sendo que desse total não estão incluídos camarões, pesca marinha e importações. Ainda importou cerca de 500 mil toneladas de pescado em filé, para completar a demanda interna.

Os números são da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), que estima o consumo nacional de peixes em dez quilos por habitante ao ano, ante os 9,5 quilos per capita, registrados em 2015, quando o Brasil produziu 638 mil toneladas, importou cerca de 450 mil toneladas e faturou R$ 4 bilhões.

Segundo Francisco Medeiros, presidente executivo da Peixe BR, os dados da instituição, que foram publicados no Anuário Brasileiro da Piscicultura – Edição 2016, representam a estatística mais exata da produção nacional. Isso porque foram colhidos a partir das informações das empresas do setor e dos fornecedores de insumos, que incluem rações, medicamentos e equipamentos.

Medeiros afirma que a piscicultura brasileira enfrentou problemas pontuais, no ano passado, como a seca implacável no Nordeste e em Mato Grosso. “Com isso, alguns Estados apresentaram queda da produção. Por outro lado, os grandes Estados produtores, como Paraná, Rondônia e São Paulo, registraram sólido crescimento da criação de peixes cultivados”, informa.

Para 2017, a expectativa é retomar os níveis históricos de produção, com um incremento ao redor de 10%. “Acreditamos que, até 2025, o Brasil produzirá o dobro do volume atual de peixes”, estima o presidente da Peixe BR, instituição que reúne toda a cadeia de pescados, incluindo produtores, associações, indústrias de ração e equipamentos.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE