A previsão de grandes volumes de chuvas para a próxima semana está preocupando os produtores que estão começando a colheita da safra 2020/2021. O presidente do Sindicato Rural, Silvano Filipetto alertou para que os sojicultores tomem cuidado na dessecação dos grãos, com grandes áreas, para evitar prejuízos. “As previsões de chuva são grandes na próxima semana. A gente pede cuidado na dessecação desse soja que vai ser colhido na próxima semana. Não dessecar grandes áreas, dessecar aquilo que sua máquina pode colher, aquilo que pode colher durante o dia. Não vamos adiantar muito porque pode ter problema sim”, alertou.
A previsão é de 20 milímetros, em Sorriso. A chuva deverá quase paralisar a colheita até o dia 14, segundo o meteorologista da Somar. Em Mato Grosso a colheita avançou 2,48 pontos percentuais de acordo com o último boletim totalizando 4,17% das áreas colhidas. A situação climática adversa no período da semeadura prejudicou as primeiras áreas, e, agora as chuvas em elevados volumes vem dificultando a entrada do maquinário no campo que acaba atrasando o trabalho na lavoura.
Até agora, Sorriso já colheu quase 10% dos mais de 600 mil hectares de soja plantados. “Tivemos problemas lá em outubro, novembro quando começamos a plantar. Todos sabem do grande atraso que teve e, agora, estamos com as previsões. Isso nos preocupa bastante é mais um problema para o produtor. A gente reza para não acontecer essa previsão, mas se acontecer o produtor tem que estar preparado com máquinas”.
A estimativa para este ano é 2,1 milhões de toneladas, no município campeão nacional na produção da oleaginosa com produtividade de 60 sacas por hectare.