O presidente Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Caio Penido, abordou no 3º Fórum Pecuária Brasil, evento considerado um marco no calendário do setor, as rotas de sustentabilidade da pecuária brasileira e apresentou o projeto Passaporte Verde e o MT Steak, ações executadas em Mato Grosso através do Imac com apoio de outras entidades representativas. “O principal objetivo do Imac é promover a carne de Mato Grosso considerando os pilares da sustentabilidade, qualidade, rastreabilidade e sanidade. Hoje, atua para desenvolver as condições necessárias para que a carne de Mato Grosso continue sendo um produto sustentável, seguro e de alta qualidade, ampliando ainda mais seu mercado consumidor em todo o mundo”, apresentou Penido.
Caio Penido também falou sobre as estratégias no atendimento do mercado chinês, um dos principais compradores da carne mato-grossense. Neste ano, o Imac esteve na China com o objetivo de promover a ampliação de mercado para carne bovina sustentável e alinhamentos de projetos com empresas e o governo chinês.
Sobre o passaporte verde, Caio explicou que é protocolo destinado à implantação da rastreabilidade socioambiental na cadeia da carne bovina em Mato Grosso, tem como pilares o Código Florestal Brasileiro, os critérios de monitoramento do protocolo unificado do MPF (Ministério Público Federal), as exigências dos mercados consumidores e a adoção de tecnologias para intensificação da produção sustentável.
É a estratégia pactuada entre o setor produtivo e público para erradicar o desmatamento ilegal das propriedades pecuárias, valorizar a biodiversidade, melhorar o balanço de emissões de GEE e garantir a inclusão social de pequenos e médios pecuaristas.
A informação é da assessoria.