PUBLICIDADE

Prefeitura e Aprosoja acertam criação de brigada para combater queimadas rurais em Lucas

PUBLICIDADE

|1577|

O prefeito Luiz Binotti acompanhado do secretário da futura pasta de Segurança e Defesa social, Alexandre William, estiveram em reunião nesta segunda-feira (20) com o comandante regional do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Tenente-coronel Hector Péricles, e a equipe da Companhia Independente de Lucas do Rio Verde, engenheiros da secretaria municipal de Meio Ambiente, da assessora política da Aprosoja, Marlene Lima, e do coordenador do núcleo da Aprosoja de Lucas do Rio Verde, Gilberto Eberhardt, para tratar da implantação da Brigada Municipal Mista no município.

O tenente-coronel Hector Péricles explica que a brigada é fundamental para monitorar e combater as queimadas rurais durante o período da seca. “Nós passamos muitas dificuldades no período produtivo, de julho a outubro. Na seca perdemos muitas máquinas, plantações por causa das queimadas rurais e resolvemos criar a Brigada Mista que junta todos os interessados para minimizar as perdas. Teremos caminhões, EPI’s, escadas para combater as queimadas. A brigada é sazonal, acontece somente nos períodos de seca”, explica.

Segundo a assessoria da prefeitura de Lucas, o objetivo de criar a Brigada Municipal é para efetuar rigoroso monitoramento e combater as queimadas urbanas e, principalmente, as rurais em período de seca. Serão utilizadas como estratégias de atuação a prevenção com abordagens nas casas, palestras nas escolas, instrução de primeiros socorros, controle de pânico e abandono de área, conhecimento teórico e prático para diminuir incêndios e queimadas.

O prefeito Binotti salientou a importância de efetivar essa parceria com secretaria estadual de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Aprosoja, Sindicato Rural, Prefeitura para diminuir os prejuízos aos produtores da região. “Essa é a primeira reunião mas já estamos alinhados com a realização desse projeto. O município sempre teve essa preocupação e vamos manter, ser mais vigilantes para cuidar do meio ambiente. Vamos fazer tudo que precisar e vamos pensar em fazer sempre mais”, afirmou Binotti.

De acordo com a assessora política da Aprosoja, Marlene Lima, a proposta de trazer essas informações para o produtor contribui para capacitar o produtor e alertar para essas práticas. “Os bombeiros vieram até a Aprosoja para solicitar apoio junto aos municípios para formar as brigadas nos municípios para trazer aos produtores informações sobre os cursos, queimas controladas, e também, a prevenção de incêndios na área rural que está acontecendo muito. Durante a colheita do milho, muitos acidentes acontecem nas propriedades rurais. A proposta é capacitar o produtor para que na hora de um incêndio ele esteja preparado para conter”, finalizou.

A Brigada Municipal Mista é formada por equipe de 4 pessoas, integrada por 1 Bombeiro Militar (comandante) e 3 funcionários civis contratados pela Prefeitura, devidamente treinados para combater incêndios em terreno urbano e florestal em municípios do estado de Mato Grosso. Irá funcionar de 8h às 18h, 7 dias na semana, 30 dias no mês, durante 123 dias. Necessita de estrutura: 1 veículo (caminhonete ou pipa), equipamentos de combate, sala da brigada com telefone e computador e depósito, equipamento de proteção individual, GPS e câmera digital e alimentação diária.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: assessoria/arquivo)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...

Termina terça campanha de atualização de estoque de rebanhos em Mato Grosso

A campanha estadual de atualização do estoque de rebanhos,...
PUBLICIDADE