Segundo o levantamento do Imea, o preço do leite captado em maio ficou cotado a R$ 2,16/litro, aumento de 8,83% ante abr/24, mas ainda 11,83% menor que o pago em maio do ano passado. Esse movimento na comparação mensal foi devido, sobretudo, à menor produção de leite no mês, dado o início do período de seca no Estado. Para se ter ideia, o Índice de Captação de Leite do Imea (ICAP-L) teve redução de 1,73 ponto percentual ante abril, ficando em 51,50% no período.
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) acrescenta que, diferentemente do que ocorreu em 2023, ano no qual o preço do leite declinou no período seco (maio-outubro), o preço este ano está, até o momento, alinhado com o cenário sazonal histórico. Nesse sentido, se esse movimento se sustentar, é esperado para os próximos meses que os preços ultrapassem os registrados em 2023. Contudo, a baixa demanda interna e as importações são fatores de atenção, visto que podem frear o avanço no preço recebido pelos produtores.
Em junho, preço da muçarela apresentou aumento de 13,37% ante maio, ficando cotada na média de R$ 31,03/kg em Mato Grosso.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.