Os preços do caroço disponível ficou na média mensal de R$ 1.017,51/tonelada, queda de 8,58%, e da torta de algodão em R$ 1.251,69, baixa de 2,58% em julho ante o mês passado. Quando comparado com a média do mesmo período do ano passado, esse recuo é ainda maior, de 35,96% para o caroço e 21,75% para a torta, informa o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).
“Esse cenário foi pautado pela maior oferta no mercado, reflexo do aumento de 12,94% na produção do caroço na safra 2021/22 ante a 20/21. Além disso, a fraca demanda pelos produtos no decorrer do ano, somada à maior competitividade com os subprodutos oriundos do milho devido aos baixos preços registrados nas cotações do cereal, tem sustentado o cenário de desvalorização no estado”, analisa o instituto.
“Por fim, com o início do beneficiamento no estado e, consequentemente, o aumento da oferta do caroço disponível, a tendência é que os preços dos subprodutos continuem apresentando declínio nas próximas semanas”, conclui.