O boi gordo foi cotado a R$ 247,32/@ em Mato Grosso, mês passado – valor a prazo e livre de Funrural), com valorização de 2,17% ante a março. A recuperação nos preços foi decorrente do fim do embargo pela China e da retenção dos animais no pasto – que restringiu a oferta de machos para abate. A análise é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).
“A decisão dos chineses também refletiu em ajuste positivo nas cotações de São Paulo, onde o aumento foi de 1,27% no comparativo mensal, de modo que o boi gordo foi cotado a R$ 288,71/@ no mesmo período. A valorização mais intensa nas cotações de Mato Grosso frente à de São Paulo resultou no encurtamento de 0,76 ponto percentual no diferencial de base entre as praças Mato Grosso-São Paulo.
Dessa forma, o indicador fechou abril com a média de 14,33% (+1,27 ponto percentual ante a abril do ano passado). Os preços do boi gordo tendem a ser pressionados com maior intensidade em Mato Grosso no segundo trimestre com o aumento na oferta dos animais terminados a pasto.