PUBLICIDADE

Polícia Civil evita conflito de indígenas em fazenda em MT

PUBLICIDADE

|2367|

Em trabalho de gerenciamento de crise, a Polícia Civil de Confresa (1.160 km a Nordeste de Cuiabá) conseguiu evitar conflito entre duas etnias indígenas, que entraram sem autorização em uma fazenda da região, na segunda-feira (9). A ação iniciou após policiais da Regional de Confresa e do Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra) receberem a denúncia da entrada e permanência desautorizada de grupos indígenas, na Fazenda Porto Velho, localizada na divisa das cidades de Santa Terezinha e Confresa.

Ao chegarem ao local, os policiais se depararam com indígenas das etnias Tapirapé e Kanelas, em potencial situação de conflito sobre as posse das terras da fazenda. A chegada dos investigadores inibiu o confronto entre os invasores, que em sua maioria portava arcos, flechas, facões e bordunas, dentre outros objetos ofensivos.

Para conter o eminente conflito, foi necessário diálogo dos policiais com os indígenas das duas etnias. Os Tapirapés reivindicavam a não permanência dos índios Kanelas na região, justificando que não os reconheciam como etnia originária do local. Por sua vez, a Etnia dos Kanelas, argumentava que possuíam orientações de um Procurador Federal, para permanecer na Fazenda Porto Velho, a fim de exigirem a posse daquelas terras.

A equipe de policiais iniciou o gerenciamento da crise, instalada entre os indígenas, acalmando os ânimos e orientando-os para aguardarem a manifestação da Justiça a respeito da declinação de direitos sobre a posse das terras. Com isso, os indígenas da etnia Tapirapé acharam por bem retornarem a sua aldeia de origem, evitando o conflito. Os índios da etnia Kanela permaneceram na área.

Segundo o delegado regional de Confresa, Marcos Aurélio Dias Leão, o fato pode gerar conflitos futuros, inclusive com o legítimo possuidor da fazenda. “Em razão disso, o relatório produzido pelos policiais, assim como as fotografias respectivas, serão enviadas à Funai e à Delegacia de Polícia Federal em Barra do Garças, para conhecimento e eventuais providências”, destacou.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: ilustração/Só Notícias/arquivo)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE