A semeadura de milho para a safra 2018/19 começou em Mato Grosso. Cerca de 2% da área estimada de 4,66 milhões de hectares foram plantados. Todas as regiões já deram início a essa fase dos trabalho de campo com destaque para a Nordeste, Oeste e Médio Norte, que já registraram 1,99%, 1,65% e 1,40% respectivamente, de área semeada, na última semana. Assim, a semeadura já exibe um adiantamento de 1.28 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado, diante dos avanços com a colheita de soja no Estado.
A previsão de chuvas traz uma redução no acumulado em grande parte das regiões, o que pode colaborar para o adiantamento da colheita da soja e, consequentemente, para a semeadura do milho. No entanto, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), as condições climáticas continuam sendo um ponto de atenção nesta safra, visto que há probabilidade de ocorrência do fenômeno El Ninõ.
Semana passada, o preço do milho em Mato Grosso fechou cotado em média a R$ 22,37 saca. A valorização ocorreu pelas melhores ofertas no mercado interno, aliadas à recuperação da Bolsa de Chicago, aponta o IMEA,