|2554|
Algumas regiões de Mato Grosso já apresentam áreas cultivadas com o cereal desde a primeira semana de janeiro. Até o momento, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a semeadura atingiu na média 2% e algumas regiões estão mais avançadas do que outras.
A região Oeste já tem 3,5% da área coberta com semente do cereal, apresentando 2.9 pontos percentuais a mais quando comparado ao mesmo período da safra 15/16. A Médio-Norte está ligeiramente atrás (em %), com cerca de 3,1% da área já semeada com o milho, avançando 1,9 pontos percentuais nesta semana. Já na região Centro-Sul a semeadura do cereal tem avançado lentamente devido à priorização da área colhida de soja para o cultivo de algodão.
No Sudeste a falta de chuva tem atrapalhado o andar da semeadura em alguns municípios, assim, alguns produtores estão esperando a condição climática melhorar para continuar semeando, projetando um avanço maior a partir do dia 25 de janeiro.
A produção mato-grossense de milho deve chegar a 25 milhões de toneladas em 2017, com produtividade superior a 94,4 sacas por hectare e área de 4,4 milhões de hectares.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias/Herbert de Souza (foto: Marina Torres/Embrapa/arquivo)