quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Período proibitivo de queimadas é prorrogado

PUBLICIDADE

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) informa aos produtores rurais que a Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema) vai prorrogar o período proibitivo de queimadas. A proibição que iniciou no dia 15 de julho, por meio do Decreto 1.092, terminaria no próximo sábado (30/09). O novo decreto será publicado estendendo a proibição até o dia 15 de outubro.

A Sema levou em consideração a escassez de chuva e a baixa umidade relativa do ar em grande parte dos 141 municípios do Estado. A Famato orienta os produtores a ficarem atentos ao novo prazo e tomar medidas necessárias para prevenir incêndios florestais. “Nós orientamos aos produtores rurais que adotem técnicas de prevenção, como a construção de aceiros, açudes e cortinas de segurança, essa é a melhor forma de impedir que incêndios aconteçam”, disse a gestora do Núcleo Técnico da Famato Lucélia Avi.

Durante o período proibitivo, utilizar o fogo para limpeza e manejo nas áreas rurais é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com autuações que podem variar entre R$ 7,5 mil a R$ 1 mil (pastagem e agricultura) por hectare. Nas áreas urbanas o uso do fogo para limpeza do quintal é crime o ano inteiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Município do Nortão está entre 5 maiores criadores de suínos do Brasil, constata IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou,...

IMEA aponta que preço atual do milho em Mato Grosso ‘cobre apenas despesas de custeio’

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou que, ao...

Esmagamento de soja em Mato Grosso cai 1,6%

O esmagamento de soja em Mato Grosso atingiu 1,02...

Algodão em Mato Grosso sobe 1,65%; colheita na reta final

O preço da pluma disponível em Mato Grosso exibiu...
PUBLICIDADE