Cerca de 200 lideranças da agricultura familiar se reuniram com representantes de mercado consumidor, no primeiro Encontro sobre Oportunidades de Negócios para Agricultura Familiar, e foram capacitados para ampliarem o acesso a mercados, públicos ou privados, proporcionando-lhes uma visão ampliada de oportunidades, de gestão e de superação. Houve palestras e mesas redondas com profissionais especializados, tanto do setor público quanto do privado. A intenção foi mitigar os principais entraves diagnosticados, a fim de promover a renda aos agricultores familiares, o aperfeiçoamento da regularidade do abastecimento e a segurança alimentar.
A Conab apresentou as ferramentas de compras públicas executadas pela estatal, com destaque ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e às diversas modalidades do programa. A mais acessada é a de Compra com Doação Simultânea, que possibilita aos agricultores familiares, por meio de cooperativas e associações, a venderem seus produtos à Companhia. Esta produção é doada a grupos populacionais em situação de insegurança alimentar e nutricional. O evento também será uma oportunidade para receber orientações sobre empreendedorismo, gestão, soluções financeiras, dentre outros temas para aprimoramento das cooperativas e associações, visando um melhor preparo à conquista de novos mercados.
Ao final do ciclo de palestras, houve rodadas de negócios e os agricultores familiares puderam expor seus produtos e se aproximar dos mercados e tirando dúvidas.
A realização do evento foi da Conab com o apoio da secretaria estadual de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) do estado de Mato Grosso, do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) mato-grossense, informa a assessoria.