PUBLICIDADE

Pequenos produtores comercializam R$ 70 mil em feira de turismo em MT

PUBLICIDADE

Associações de produtos de agricultores familiares de 17 municípios comercializaram mais de R$ 70 mil durante os quatros dias da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT), ocorrida no último final de semana no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Toda a estrutura do stand da agricultura familiar, localizado na área verde da feira, foi promovida pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

O stand possuía 24 bancas para que fossem comercializados produtos como doces e compotas, plantas medicinais e fitoterápicas, cachaça artesanal, café, castanha, produtos da sociobiodiversidade, guaraná em pó, mel, verduras, legumes, própolis, grãos, banana e mandioca chips, rapadura, farinha, linguiça suína, bovina e de cordeiro, matrinxã defumada e salame de cordeiro.

Segundo o titular da Seaf, Suelme Fernandes, a agricultura familiar foi um dos principais destaques da feira. “Superamos as expectativas com as vendas e o governador Pedro Taques elogiou o trabalho das associações presentes. O Estado deu a oportunidade para o pequeno produtor competir na comercialização, com a mesma estrutura das grandes empresas durante a FIT, sobressaindo-se com a qualidade e diversidade de produtos da agricultura familiar”.

Os 17 municípios que representaram os pequenos produtores de todo o estado foram: Juruena, Poconé, Terra Nova do Norte, Chapada dos Guimarães, São José dos Quatro Marcos, Nobres, Várzea Grande, Colniza, Alta Floresta, Juína, Cuiabá, Alto Araguaia, Peixoto de Azevedo e Santo Antônio de Leverger.

“Gostaríamos de agradecer o espaço cedido pelo Governo para que possamos apresentar e vender os produtos da sociobiodiversidade da Amazônia, que são variados tipos de castanhas e produtos oriundos dela, diretamente de Alta Floresta”, comentou Albino Santos Filho, de uma das empresas campeãs de venda no stand.

O secretário-adjunto de Turismo de Mato Grosso, Luis Carlos Nigro, comentou sobre os negócios feitos no stand. “O pequeno produtor teve a oportunidade vender os produtos na FIT, não só para o público, mas também fazendo negócios indiretos e, com certeza, estarão na próxima edição da feira”.

O deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho, parabenizou a Seaf e o governador pela promoção da FIT. “Mato Grosso vendeu a agricultura familiar para o mundo, demonstrou o potencial dos pequenos produtores. Fiz a minha compra e estou satisfeito com os produtos que vi”, comentou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE