Uma parceria entre a prefeitura e uma empresa de bioenergia e pequenos produtores beneficiará centenas de famílias com composto orgânico. O material que deve deixar o solo mais fértil é um composto orgânico com nutrientes que vão agregar a produtividade dos agricultores. É um composto orgânico rico em potássio, cálcio e fósforo, com garantia de um solo mais fértil e que realmente agregue para a produtividade. Esse produto sai da caldeira, oriundo de cavaco.
A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente cadastrará cerca de 200 agricultores das comunidades Cedro, Quatá e 30 de Novembro e também outras chácaras no entorno do município e o material será destinado conforme a necessidade.
“Nossa gestão está buscando sempre fortalecendo a agricultura familiar e preocupados em fortalecer este setor com parcerias e com apoio. Entre os motivos está a importância do pequeno produtor para a nossa merenda escolar, já que cerca de 70% dos produtos utilizados na merenda são oriundos dos nossos agricultores familiares. É uma parceria ganha-ganha, mas principalmente para os produtores, que vão uma terra com muito mais nutrientes”, disse, através da assessoria, o prefeito Luiz Binotti.
Para o agricultor Vital Baran, que trabalha há quase 10 anos na produção de hortaliças, o composto vai auxiliar na adubação do solo e, consequentemente, na melhoria da qualidade dos legumes e verduras. “É louvável essa iniciativa, é sempre bem-vinda qualquer ajuda, e a gente necessita porque hoje a matéria orgânica está muito escassa. Na produção dos hortifrúti vamos sempre mudando os tipos de materiais na adubação do solo para melhorar a produtividade, melhorar a qualidade dos produtos”, destacou.