A obra de asfaltamento da BR-158 vai ser realizada contornando as terras indígenas Marãiwatsédé. O anúncio oficial foi feito pelo Ministério dos Transportes, nesta quinta-feira, durante audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa no distrito de Alô Brasil, em Bom Jesus do Araguaia ( distante 985 quilômetros de Cuiabá).
A decisão põe fim a um impasse que resultou na paralisação da obra por mais de 6 anos. É que o traçado inicial previa que a rodovia cortasse a aldeia indígena, e os índios são contra. Com o consenso, que culmina com a liberação do contorno da reserva, a obra deve ser iniciada nos próximos meses. A diretora de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Larissa Carolina Amorim, apresentou relatório de impacto ambiental favorável à obra.
De acordo com o diretor geral do Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Valter Casemiro, a obra será feita em dois lotes. Até 10 de abril será publicado o primeiro lote, ou lote “A”, que compreende o trecho de cerca de 100 quilômetros entre o entroncamento do Luizinho e Alto da Boa Vista. Em maio será lançado o segundo lote, ou lote “B”, com um trecho de cerca de 100 quilômetros de Alto da Boa Vista até Alô Brasil, passando por Serra Nova do Norte. A licitação deve ser feita em três meses e, no segundo semestre de 2017, todos os trâmites burocráticos devem ser vencidos, com previsão do início da obra até 2018. A construção da rodovia está orçada em R$ 600 milhões.
O presidente da Fundação Nacional do índio (Funai), Antonio Fernandes Toninho Costa, lembrou que “há momentos em que com um contorno se resolve um conflito e me sinto muito feliz ao dizer que a Funai jamais será empecilho para que o Brasil cresça e os estados busquem seus progressos”, destacou. O cacique Damião, líder de Marãiwatsédé, disse que os indígenas ficaram felizes com a decisão e falou da intenção de ter sempre uma convivência pacífica e respeitosa.
Para o deputado Baiano Filho (PSDB), que é o autor do pedido de audiência pública, o anúncio veio em boa hora porque a obra é importante para o desenvolvimento do Araguaia e de Mato Grosso. Ele citou que, ao longo dos últimos meses, foram realizadas diversas idas de deputados mato-grossenses a Brasília em visita ao Ministério dos Transportes, buscando esse consenso. O parlamentar disse que se prepara para deixar a política em breve e que não queria sair antes da construção da rodovia, em sua região de origem.
“É dia de comemorar, porque há seis meses estive no Ministério dos Transportes para buscar esse consenso e hoje já temos resposta. É um anúncio importante para Mato Grosso e para o Brasil, disse o senador Wellington Fagundes (PR/MT), que reiterou seu compromisso de sempre buscar melhorias para Mato Grosso. O deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD) agradeceu aos produtores locais “que viabilizaram o projeto do novo traçado, dando agilidade a todo o processo nos órgãos como Dnit, Funai e Ibama”.
O deputado Sebastião Rezende (PSC) afirmou acreditar que, com o contorno definido, a pavimentação asfáltica aconteça o mais breve possível. “Ao invés de ficar tentando a rodovia por mais 10 anos, optamos por fazer o contorno e termos a rodovia em até três anos, garantindo o desenvolvimento da região. Já o deputado Adalto de Freitas (SD) comemorou o avanço conquistado. “Estou muito confiante. Essa obra vai ser importante para a região, para Mato Grosso e para o Brasil”. O também deputado Allan Kardec (PT) ratificou a importância da rodovia para que os habitantes da região possam produzir e contribuir para o crescimento de Mato Grosso.