A estimativa de área de soja que está sendo colhida foi mantida em 12,17 milhões de hectares, alta de 0,37% em relação à safra passada. O mais recente levantamento foi divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), no primeiro boletim do ano, divulgado ontem.
A produtividade da soja apresentou redução de 7,41% ante a projeção de dezembro (mês passado) e de 13,99% em relação à safra passada, ficando previsto em 53,59 sacas/hectares em Mato Grosso. Esse cenário foi pautado pelo clima quente e os longos períodos sem chuvas em vários municípios de Mato Grosso (influenciado pelo intenso fenômeno El Niño), o que impactou no desenvolvimento das lavouras, principalmente nas áreas com o ciclo precoce.
Entre as regiões mato-grossenses, os menores rendimentos foram no Oeste, no Nordeste e no Centro-Sul, estimativas de 52,63 sacas/hectares, 52,86 sacas/hectares e 52,90 sacas, respectivamente. No Nortão, 53,86 sacas/hectare. O IMEA ainda aponta que, com o ajuste na produtividade, a produção aguardada para o estado ficou estimada em 39,00 milhões de toneladas redução de 13,93% em relação à safra passada.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.