PUBLICIDADE

Mudança de embaixada pode afetar comércio pecuário entre Mato Grosso e Oriente Médio

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: arquivo/assessoria)

A intenção do futuro governo eleito do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em mudar a embaixada brasileira, de Tel Aviv para Jerusalém, pode afetar o comércio de carne bovina entre Mato Grosso e importantes parceiros comerciais no Oriente Médio. A avaliação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Para os analistas, a possível mudança não é vista com “bons olhos” pelos governos do Egito e do Irã, que, atualmente, compram 25,4% da carne exportada por Mato Grosso. “Dado o exposto, ainda que a medida não tenha sido tomada, cabe a atenção de toda a cadeia pecuária sobre qual será a definição diplomática deste fato”.

No acumulado de 2018 (janeiro a outubro),  os países do Oriente Médio compraram US$ 296,36 milhões de proteína bovina mato-grossense, valor que representa 33,21% das exportações do Estado.

A intenção de Jair Bolsonaro em mudar a embaixada brasileira é vista como “polêmica”. O entendimento é de que o reconhecimento de Jerusalém Ocidental como capital de Israel só deve ocorrer ao mesmo tempo em que Jerusalém Oriental for reconhecida como capital de um futuro Estado palestino. Por isso, a maioria dos países mantêm suas embaixadas em Tel Aviv, a capital comercial de Israel.

No final de novembro, o filho do presidente eleito, deputado federal Eduardo Bolsonaro, declarou que a decisão de mudar a embaixada já está tomada. “A questão não é perguntar se vai [ocorrer], a questão é perguntar quando será”, afirmou na ocasião, conforme divulgado pela Agência Brasil.

Até hoje, apenas dois países, Estados Unidos e Guatemala, decidiram mudar as embaixadas para Jerusalém

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...

Preço do boi gordo fica estável em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou, no final...

Cotação da soja disponível em MT fica estável e mercado futuro sobe

A cotação da soja disponível no Estado ficou estável,...
PUBLICIDADE