PUBLICIDADE

MT terá treinamentos na cultura do algodão este mês

PUBLICIDADE

O Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMAmt) inicia o mês de maio com diversos treinamentos nos Núcleos Regionais Noroeste, Centro Leste, Centro, Norte e Sul. Os cursos são oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Primavera do Leste e Sapezal, e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em Campo Verde, Sorriso e Rondonópolis.

Sapezal recebe o treinamento em Manutenção Mecânica em Algodoeiras, na Universidade Aberta do Brasil (UBA). A capacitação começou hoje e vai até o dia 5, das 8 às 18 horas, com intervalo para o almoço. O conteúdo abordado é metrologia, manutenção mecânica, pneumática e hidráulica, noções sobre NR 12 (norma regulamentadora que dispõe sobre segurança no trabalho em máquinas e equipamentos) e lubrificação. O número de vagas é limitado a 20 e a carga horária do treinamento é de 32 horas.

A capacitação em Manutenção de Painéis Elétricos para Algodoeiras acontecerá em Primavera do Leste, entre hoje e sábado (6), no Sindicato Rural, das 8 às 18h. Será servido almoço no local. Os conteúdos abordados serão introdução à eletricidade e a comandos elétricos, conceitos de manutenção e resoluções de defeitos. O treinamento é limitado a 20 vagas e tem carga horária de 40 horas.

Campo Verde receberá o treinamento em NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos Agrícolas, que ocorrerá entre os dias 3 e 5, das 8 às 18h, no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica Ampa/IMAmt. O objetivo geral da capacitação é levar ao trabalhador da cotonicultura, conhecimentos sobre as medidas preventivas de saúde e segurança conforme a NR 12. O treinamento tem o total de 20 vagas e a carga horária é de 24 horas.

A região de Sorriso sediará o treinamento em Operação e Manutenção de Colhedora de Algodão, de 3 a 5, no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica Ampa/IMAmt. A capacitação ocorrerá entre 8 e 18h, com intervalo para almoço que será servido no local. Os principais assuntos abordados serão controle de máquina, instruções de operação, lubrificação, manutenção e dinâmica de campo. A carga horária será de 24 horas e o número de vagas é limitado a 15.

O treinamento em Manutenção Básica de Pá Carregadeira acontecerá em Rondonópolis, nos dias 4 e 5, no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica Ampa/IMAmt. A qualificação ocorrerá entre 8 e 18 h, com almoço servido no local. Os principais conteúdos abordados são manutenção preventiva diária, lubrificação, manutenção dos componentes da máquina e sistema de transmissão e funcionamento do motor. A carga horária será de 16 horas e o número máximo de vagas é 15.

Também em Sapezal, acontecerá na Fazenda Água Quente, hoje e amanhã, o treinamento em Operação e Manutenção de Empilhadeiras, em parceria com o Senar.

Os participantes devem levar RG e CPF para preenchimento da matrícula no local onde serão os treinamentos. Todos os treinamentos recebem apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...

Termina terça campanha de atualização de estoque de rebanhos em Mato Grosso

A campanha estadual de atualização do estoque de rebanhos,...
PUBLICIDADE