O Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMAmt) inicia o mês de maio com diversos treinamentos nos Núcleos Regionais Noroeste, Centro Leste, Centro, Norte e Sul. Os cursos são oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Primavera do Leste e Sapezal, e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em Campo Verde, Sorriso e Rondonópolis.
Sapezal recebe o treinamento em Manutenção Mecânica em Algodoeiras, na Universidade Aberta do Brasil (UBA). A capacitação começou hoje e vai até o dia 5, das 8 às 18 horas, com intervalo para o almoço. O conteúdo abordado é metrologia, manutenção mecânica, pneumática e hidráulica, noções sobre NR 12 (norma regulamentadora que dispõe sobre segurança no trabalho em máquinas e equipamentos) e lubrificação. O número de vagas é limitado a 20 e a carga horária do treinamento é de 32 horas.
A capacitação em Manutenção de Painéis Elétricos para Algodoeiras acontecerá em Primavera do Leste, entre hoje e sábado (6), no Sindicato Rural, das 8 às 18h. Será servido almoço no local. Os conteúdos abordados serão introdução à eletricidade e a comandos elétricos, conceitos de manutenção e resoluções de defeitos. O treinamento é limitado a 20 vagas e tem carga horária de 40 horas.
Campo Verde receberá o treinamento em NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos Agrícolas, que ocorrerá entre os dias 3 e 5, das 8 às 18h, no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica Ampa/IMAmt. O objetivo geral da capacitação é levar ao trabalhador da cotonicultura, conhecimentos sobre as medidas preventivas de saúde e segurança conforme a NR 12. O treinamento tem o total de 20 vagas e a carga horária é de 24 horas.
A região de Sorriso sediará o treinamento em Operação e Manutenção de Colhedora de Algodão, de 3 a 5, no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica Ampa/IMAmt. A capacitação ocorrerá entre 8 e 18h, com intervalo para almoço que será servido no local. Os principais assuntos abordados serão controle de máquina, instruções de operação, lubrificação, manutenção e dinâmica de campo. A carga horária será de 24 horas e o número de vagas é limitado a 15.
O treinamento em Manutenção Básica de Pá Carregadeira acontecerá em Rondonópolis, nos dias 4 e 5, no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica Ampa/IMAmt. A qualificação ocorrerá entre 8 e 18 h, com almoço servido no local. Os principais conteúdos abordados são manutenção preventiva diária, lubrificação, manutenção dos componentes da máquina e sistema de transmissão e funcionamento do motor. A carga horária será de 16 horas e o número máximo de vagas é 15.
Também em Sapezal, acontecerá na Fazenda Água Quente, hoje e amanhã, o treinamento em Operação e Manutenção de Empilhadeiras, em parceria com o Senar.
Os participantes devem levar RG e CPF para preenchimento da matrícula no local onde serão os treinamentos. Todos os treinamentos recebem apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).