Mais um leilão para contratação de frete de milho ocorrerá no dia 1º de dezembro, para atendimento de pequenos criadores das regiões Nordeste e Norte. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) enviará 1,5 mil toneladas do produto para Arcoverde, em Pernambuco. Outras 2 mil toneladas serão destinadas a Boa Vista, em Roraima.
O milho, atualmente armazenado em Mato Grosso, será comercializado por meio do Programa de Vendas em Balcão (ProVB). Até 31 de dezembro, o preço praticado é de R$ 33 a saca de 60 kg e cada criador pode adquirir até 10 t de milho por mês, conforme o número de animais de seu plantel. O valor, subsidiado, é amparado pela Portaria Interministerial Nº 780, de 31 de março de 2017 e vale apenas para cidades do Norte e Nordeste do país.
Pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte que tiverem interesse em participar do ProVB devem se registrar no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican) e procurar a Unidade Armazenadora da Conab de sua localidade, munidos com cópia do RG e CPF. Além disso, precisam ter em mãos o comprovante da identificação, endereço e qualificação de suas atividades e escala de produção/consumo, entre outros documentos.
As informações são da assessoria da Conab.