O mercado internacional da soja volta a realizar lucros na manhã desta sexta-feira (21). Os futuros da oleaginosa, por volta das 7h30 (horário de Brasília), perdiam entre 5,75 e 6 pontos, com o contrato novembro sendo negociado a US$ 10,20 por bushel.
“O mercado de grãos continua focado no clima. A cada modelo climático que é atualizado, os traders esperam por sua interpretação e, então, reagem. Um final de semana em que chuvas podem ou não sr registradas do Nebraska ao centro de Iowa deve influenciar esse mercado e esperamos que esses recuos durem até o fechamento”, diz o reporte diário da consultoria internacional Allendale.
Os principais modelos climáticos ainda apresentam diferenças entre suas previsões e provoca reações adversas entre as cotações. Essa tomada de lucros de hoje, porém, era esperada depois das altas de mais de 14 pontos do pregão anterior, segundo explicam analistas e consultores.
Acompanhando o quadro climático, a presença dos fundos investidores neste mercado é ainda mais marcante. Somente nesta quinta, em que estavam na ponta compradora do mercado, os fundos adquiriram cerca de 14 mil contratos de milho, 12 mil de soja, 4 mil de trigo, 4 mil de farelo e 4 mil de óleo de soja.