O mercado da soja opera com estabilidade na sessão desta quinta-feira na Bolsa de Chicago. Os futuros da oleaginosa, por volta de 7h50 (horário de Brasília), subiam entre 0,25 e 2,25 pontos entre as principais posições. Dessa forma, o maio/18 era negociado a US$ 10,50 por bushel, enquanto os contratos julho e agosto/18 buscavam se manter na casa dos US$ 10,60.
Conhecidos os números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o mercado parece se ajustar à espera de novas informações e diante de, nesse momento, notícias que pesam sobre as cotações tanto do lado positivo, quanto do negativo, como explicam analistas internacionais.
Nesta quinta-feira, o departamento americano traz mais um de seus reportes semanais e também chama a atenção dos traders. “O mercado de grão está de olho nas vendas semanais que saem hoje para tomar uma possível direção. Mas, mantém o outro olho no cenário climático do Meio-Oeste americano”, diz o reporte diário da Allendale, Inc.
As expectativas do mercado variam, para a soja em grão, de 900 mil a 2 milhões de toneladas. A conclusão da safra na América do Sul e o desenvolvimeto da disputa comercial entre Chia e Estados Unidos também permanece no radar dos traders.