PUBLICIDADE

Mato Grosso tem leve retração das exportações no primeiro trimestre

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: arquivo/assessoria)

A pandemia do novo Coronavírus começa a afetar a economia de Mato Grosso no comércio exterior, que já registra redução, ainda tímida, nas exportações e importações na comparação do primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2019. Números do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), mostram que houve uma redução de 5,9% nas vendas externas e de 7,9% nas importações. A tendência é que as vendas diminuam com o avançar da pandemia do novo Coronavírus.

As exportações, que caíram 5,9%, atingiram pouco mais de U$ 4 bilhões e representam 8,7% das vendas externas brasileiras, deixando o estado como o 4º maior exportador do país. As importações chegaram aos U$ 430 milhões, deixando a balança comercial com saldo de U$ 3,64 bilhões.

A China, pais de origem do novo vírus, reduziu as compras em 4,1%, mas continua sendo o principal parceiro comercial de Mato Grosso com 40% do mercado. A Tailândia quase dobrou as compras e assumiu o segundo lugar, com 5,5% das compras e a Indonésia, outro país asiático, comprou 76% a mais e assumiu o terceiro lugar, com 5,3% de participação.

A soja ocupa 63% das vendas externas no primeiro trimestre deste ano, seguida do algodão, com 16% e da carne com aproximadamente 10%. O milho chega a 5,6%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Esmagamento de soja em Mato Grosso aumenta 3,4%; margem das indústrias cai

O esmagamento de soja em Mato Grosso alcançou 1,03...

Confinamento de gado em Mato Grosso pode fechar ano com aumento de 60%

O mais recente levantamento de intenções de confinamento, feito...

Custo da produção de algodão em Mato Grosso tem queda, aponta CPA

A estimativa do custo de produção do algodão em...
PUBLICIDADE