O 6º Fórum Mais Milho, no Parque de Exposição de Primavera do Leste (244 km de Cuiabá), começa nesta sexta-feira. Estão confirmados no evento mais de 22 embaixadores de países parceiros do Brasil que compram grande quantidade de milho como Alemanha, Argentina, Espanha, Irã, Nova Zelândia e México. O evento vai debater o cenário do grão brasileiro e as oportunidades no mercado externo.
A comitiva diplomática participará também do lançamento da colheita do milho em Mato Grosso, juntamente com o governador Pedro Taques. De acordo com estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Mato Grosso colherá uma safra de 25,5 milhões de toneladas do cereal, em uma área de 4,4 milhões de hectares, neste ciclo agrícola. O Brasil produzirá 94 milhões de toneladas de milho, em 17,3 milhões de hectares.
A frente de estados como Paraná e Goiás na produção de milho, Mato Grosso promete ter safra recorde para este ano. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) estima que serão produzidas 26,5 milhões de toneladas. Em 2016, a colheita do milho chegou a 19 milhões de toneladas no Estado. Entre os principais municípios produtores, estão, por sequência, Sorriso, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Sapezal, Primavera do Leste, Ipiranga do Norte, Campo Novo do Parecis e Campos de Júlio.