PUBLICIDADE

Mato Grosso encerra ano com aumento de 21% na safra de algodão

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, no último boletim anual, que a safra 2023/24 destacou-se pela expansão do cultivo de algodão em Mato Grosso, com área de 1,46 milhão de hectares, aumento de 21,57% ante a safra 2022/23.

Esse crescimento foi reflexo da maior atratividade econômica da fibra em relação a outras culturas, além do atraso na semeadura da soja no ciclo 23/24, que levou alguns cotonicultores a substituírem a soja pelo cultivo do algodão. Já a produtividade do algodão em caroço atingiu 291,71 @/ha, consolidando-se como a terceira maior da série histórica do Instituto. Como resultado, a produção de algodão ficou em 6,40 mi de toneladas, novo recorde para o estado.

O IMEA acrescenta que, devido à maior produção, os preços da pluma foram pressionados, na maior parte do ano, cenário que limitou o avanço das vendas da fibra, que atingiu 80,75% da produção este mês. Com a maior oferta oriunda de Mato Grosso, maior produtor de pluma do Brasil, e a crescente competitividade do produto brasileiro no mercado internacional, o país alcançou recorde de exportações, tornando-se o maior exportador mundial de pluma, segundo o USDA.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso bate recorde no abate de gado

Mato Grosso teve recorde no volume de gado abatido,...

Arroba do gado em Mato Grosso fecha o ano com valorização de 3,4%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou o...

Preço do milho em Mato Grosso fecha em queda de 4,6%, conclui IMEA

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou o...
PUBLICIDADE