Mato Grosso deve ter aumento na produção de girassol. A estimativa consta no 7º levantamento de safra, divulgado esta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O documento aponta que a produção está estimada em 50 mil toneladas, volume 40,4% maior do que as 35,6 mil toneladas da safra anterior.
Conforme a Conab, a expectativa para a safra 2016/17 é de aumento de aproximadamente 24,2% na área plantada em relação à safra anterior, passando de 25,6 mil hectares para 31,8 mil hectares. Sem relatos de “ocorrência de pragas e doenças fora de controle que possam comprometer a produtividade”, a companhia estima um rendimento médio de 1.571 kg/ha, ante aos 1.390 kg/ha no período 2015/16.
De acordo com o documento, apesar do atraso da colheita da soja devido ao excesso de chuva na região Oeste, polo que concentra praticamente toda a produção estadual de girassol, o plantio das lavouras somente foi concluído em março. A companhia destaca que, atualmente, as plantas encontram-se na fase de germinação (15%) e desenvolvimento vegetativo (85%).
Da previsão total de produção de girassol no Estado, estima-se que 80% já foram comercializados.