PUBLICIDADE

Lucas pode ganhar selo internacional de comunidade verde

PUBLICIDADE

O município de Lucas do Rio Verde (334 km de Cuiabá) vai passar pelos requisitos necessários para ganhar um dos mais renomados selos europeus de comunidade verde. A iniciativa é do governo do Estado, por meio do Gabinete de Relações Internacionais, que promove, nesta segunda-feira, uma audiência entre o governador do Estado, Pedro Taques, o vice-governador e secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, e representantes do Building Research Estabilishment (BRE).

Esta entidade internacional, sem fins lucrativos, é mantida por fundos britânicos, e avaliza com títulos construções sustentáveis pelo mundo inteiro. O encontro é às 16h, no Gabinete do governador, com a presença do chefe executivo e do diretor Internacional do BRE, Peter Bolfield e Orivaldo Barros, respectivamente.

Na ocasião, será assinado um Memorando de Entendimento para fomentar a cooperação na elaboração de projetos bilaterais entre o BRE e o Governo de Mato Grosso. Tendo em vista o perfil da cidade de Lucas do Rio Verde e a atuação do BRE, voltada à garantia da sustentabilidade ambiental não apenas nas edificações, mas também nas comunidades, o Governo busca conseguir um selo ou certificado de sustentabilidade para o município. As etapas de certificação podem ser debatidas em ocasiões futuras.

Também importam para o Estado os serviços oferecidos pelo BRE de pesquisa e inovação. Trata-se de um centro inovador que reúne pesquisadores, cientistas, engenheiros e técnicos. Com 90 anos de atividade, foi criado para atender inicialmente ao Departamento de Ciência e Pesquisa Industrial do Reino Unido e privatizado em 1997. O objetivo é gerar novos conhecimentos no desenvolvimento de produtos, padrões e qualificações que ajudem a garantir que os edifícios, casas e comunidades sejam lugares seguros, eficientes, produtivos, sustentáveis e agradáveis.

O BRE é autor de um dos mais conhecidos certificados mundiais para edificações, o BREEAM, que significa Método de Avaliação Ambiental do Building Research Establishment (BRE). Popular na Europa, o BREEAM chega ao Brasil sob o esquema de certificação internacional BESPOKE – um sistema personalizado e adaptado que incorpora as normas e regulamentos locais. Ele foi desenvolvido para projetos internacionais e cobre programas, entre eles, residenciais, comerciais, escritórios, industriais, entre outros.

O BREEAM utiliza medidas de avaliação de desempenho reconhecidas internacionalmente, aplicados a partir de categorias e critérios relacionados ao uso de energia, água, ao ambiente interno (saúde e bem-estar), poluição, transporte, materiais, resíduos, ecologia e processos de gestão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE