As indústrias em Mato Grosso terminaram o último mês esmagando mais soja, em relação a dezembro e a janeiro do ano passado. Os dados foram levantados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e divulgados nesta segunda-feira.
Segundo o instituto, Mato Grosso esmagou, em janeiro, 756,25 mil toneladas, 7,25% maior quando comparado ao do mês de dezembro. Já quando comparado com o mês de janeiro de 2018, houve um aumento de 14,08% no volume de soja esmagada, o que é avaliado pelos analistas do Imea como “considerável”.
O instituto cita que, historicamente, o mês de janeiro apresenta média de esmagamento menor do que dezembro. “Isso se deve principalmente ao fato de que janeiro é um mês de transição entre safras e algumas esmagadoras preferem parar suas atividades para realizar a manutenção anual de seus equipamentos”.
Para os analistas, o resultado obtido por Mato Grosso este ano tem explicação. “É possível que algumas fábricas tenham virado o ano com boa cobertura, além da antecipação da colheita, fatores que contribuíram para o aumento do volume esmagado em relação a dezembro”.