O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) realizará um treinamento para credenciamento de médicos veterinários autônomos e da iniciativa privada para atender leilões e outras aglomerações de animais e, ainda, habilitação do veterinário para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) com origem em aglomerações. O evento será promovido em parceria com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), no dia 10 de agosto.
As inscrições, que são gratuitas, estão abertas e seguem até 4 de agosto. Foram ofertadas 40 vagas. O curso será realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Água Boa.
O treinamento é requisito obrigatório para todos os profissionais que pretendem trabalhar no atendimento a leilões e demais aglomerações de animais em Mato Grosso e será oferecido uma única vez ao ano. A renovação do credenciamento é bianual, porém todos os veterinários que participaram do treinamento em 2016 terão, obrigatoriamente, que participar no ano de 2017, devido à publicação da Lei 10.486, que dispõe sobre a Defesa Sanitária Animal no Estado de Mato Grosso.
No treinamento, serão abordados temas como a responsabilidade técnica em eventos, legislação para credenciamento de médicos veterinários autônomos e da iniciativa privada para atendimento a leilão e outras aglomerações de animais, cadastramento de empresas leiloeiras e recintos, o programa de emissão de documentos sanitários e a prática dos procedimentos eletrônicos do programa de emissão dos documentos sanitários, além de palestra sobre a importância da Guia de Trânsito Animal (GTA).