O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), João Bosco de Moraes, assinou portaria que aprova a destinação de uma fazenda de 10 mil hectares, no município de Paranatinga, para criação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Rio Jatobá. Ao todo, serão criadas 190 unidades agrícolas familiares.
João Bosco destacou que o imóvel rural foi declarado de interesse social por um decreto em novembro de 1999. Segundo ele, os órgãos técnicos da superintendência do Incra analisaram o processo e decidiram pela regularidade da proposta. Ele determinou a inclusão das famílias beneficiadas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal.
Em fevereiro, conforme Só Notícias/Agronotícias já informou, o Incra destinou uma fazenda (denominada Espinheiro/Itamaracá), com 2,5 mil hectares, localizada no município de Acorizal (67 quilômetros de Cuiabá), para assentamento de 72 famílias. Desde então, o local é chamado de assentamento Zé Paz. A criação da unidade era uma demanda antiga do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).