O plantio do milho poderá ser iniciado ainda em fevereiro do próximo ano no Estado. A previsão é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), com base no avanço histórico da semeadura da soja, na safra 2018/19. Até a última atualização, feita na semana passada, 88,9% da área estimada havia sido plantada.
“Tal valor é recorde de adiantamento no Estado, o que chama atenção quanto aos seus reflexos na safra de milho”, diz o instituto. O Imea, levando em consideração a perspectiva de ciclo das sementes utilizadas nesta safra (precoce, normal e tardia), estima que pode haver 100% das áreas disponíveis para a semeadura de milho já na primeira semana de fevereiro, “algo jamais observado em Mato Grosso”.
Os analistas condicionam o resultado histórico a ausência de interferências climáticas e operacionais nos trabalhos de campo. “No entanto, cabe salientar a possibilidade de ocorrência do fenômeno El Niño nesse período, o que pode reduzir os níveis de chuvas no Brasil durante a sua manifestação, trazendo atenção aos possíveis impactos na safra do cereal”, afirma o instituto.