PUBLICIDADE

Imea prevê queda de produtividade na próxima safra de soja em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou a primeira previsão de produtividade da safra de soja 2017/18 no Estado. Segundo o documento, no comparativo entre as regiões, todas apontam recuo ante a safra 16/17, com exceção apenas da região Oeste.

O Imea prevê ainda que a diferença entre a região a apresentar a maior e a menor produtividade será de apenas 2,1 sacas por hectare. O instituto esclareceu que a estimativa levou em consideração a expectativa positiva com relação ao investimento tecnológico, com o clima sendo o fator limitante para a consolidação de bons rendimentos a campo em 2018.

Apesar da previsão de queda, o Imea acredita que a média estadual de produtividade deverá ser a segunda maior da história, perdendo apenas para a atual safra.

Conforme Só Notícias/Agronotícias já informou, o Imea elevou a média estadual para 55,4 sacas por hectare contra a média de 55,06 sc/ha na estimativa anterior. Segundo o instituto, com este resultado, a produtividade média estadual encerra a safra 2016/17 com o melhor desempenho já verificado em Mato Grosso, “demonstrando incremento de 11,3% em relação a temporada passada”.

Com as elevações nos dados de produtividade, a produção da safra 2016/17 foi elevada para 31,229 milhões de toneladas, representando um incremento de 3,417 milhões de toneladas ante à safra 15/16. O instituto manteve em 9,3 milhões de hectares a área plantada com a oleaginosa (incremento de 85 mil hectares ou 0,91% em relação a área consolidada via satélite na safra 15/16).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE