PUBLICIDADE

Imea diminui VBP da pecuária e prevê “ano complicado” para o setor no Estado

PUBLICIDADE

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) lançou a 2ª estimativa para o ano de 2017 do Valor Bruto da Produção (VBP) da pecuária no Estado. O documento reduziu em 9,84% a previsão de arrecadação para o setor, no comparativo com a 1ª estimativa, divulgada em janeiro deste ano. A previsão é de que o VBP da bovinocultura chegue a R$ 10,22 bilhões.

O Imea destaca que a 1ª projeção para 2017 era otimista, com um avanço de 2,99% em relação a 2016, uma vez que se previa um forte aumento na quantidade de animais abatidos e preços levemente depreciados. No entanto, o instituto explica que “o que de fato ocorreu, de dezembro de 2016 a março de 2017, são acontecimentos que não se puderam prever, ocasionando um mercado interno depressivo, com perspectiva de queda forte nas cotações”.

Para o Imea, a previsão de queda deve servir de alerta para “todos os elos da cadeia, pois reflete um ano complicado de arrecadação para todo o setor”.

O instituto também consolidou o VBP de 2016 da bovinocultura em R$ 11 bilhões, 0,27% menor que a 5ª estimativa, fato que “ocorreu devido a uma leve diminuição no preço da arroba e no abate”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE