O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou que, ao analisar o ponto de equilíbrio dos indicadores do custo de produção para a temporada futura, custeio, custo operacional e custo total o preço do cereal no Estado cobre apenas as despesas do custeio da temporada. Em Mato Grosso, o preço ponderado do milho para a safra 24/25 está em R$ 37,91/saca, informa o instituto.
É importante destacar que, para o cálculo de ponto de equilíbrio, foram considerados os dados do custo de produção do projeto Acapa-MT, divulgados, há poucos dias, e a produtividade média das últimas três safras. Sendo assim, o ciclo futuro do milho continua desafiador em Mato Grosso, sendo necessário que os produtores mantenham seus custos na “ponta da caneta”, aproveitem as oportunidades de valorização no preço do cereal e as relações de troca com os insumos.
O IMEA acrescenta que, outro fator ainda indefinido, que pode influenciar na rentabilidade, é a produtividade, um importante pilar na construção das margens dos produtores.