PUBLICIDADE

Governo de Mato Grosso revoga cobrança de taxa extra para pecuaristas

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O governo de Mato Grosso revogou dispositivo da lei de Defesa Sanitária que previa cobrar nova taxa para os pecuaristas a partir da suspensão da vacinação contra febre aftosa. A última campanha de imunização ocorreu em dezembro e o recolhimento da taxa adicional, que deveria ocorrer já neste mês e incidiria sobre cada bovino e bubalino movimentado, exceto para abate, não precisa mais ser feito.

A revogação está publicada no Diário Oficial após a articulação da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) junto ao governo, Assembleia Legislativa, o Fórum Agro e demais entidades do agronegócio.

O presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior, explica que a taxa criaria um ônus aos pecuaristas de cerca de R$ 50 milhões por ano, considerando que Mato Grosso tem o maior rebanho do Brasil, com quase 33 milhões de animais, e da grande movimentação de animais no território estadual.

O dispositivo revogado previa a taxa extra toda vez que o produtor fosse emitir uma Guia de Trânsito Animal (GTA), exceto para abate, no valor equivalente a 0,01 UPF/MT, que corresponde a R$ 2,20 por cabeça.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Esmagamento de soja em Mato Grosso aumenta 3,4%; margem das indústrias cai

O esmagamento de soja em Mato Grosso alcançou 1,03...

Confinamento de gado em Mato Grosso pode fechar ano com aumento de 60%

O mais recente levantamento de intenções de confinamento, feito...

Custo da produção de algodão em Mato Grosso tem queda, aponta CPA

A estimativa do custo de produção do algodão em...
PUBLICIDADE