PUBLICIDADE

Frigoríficos tentam ganhar espaço em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Matéria veiculada em um dos meios de comunicação mais renomados do Brasil, o jornal O Globo, edição desta terça-feira, destaca a retomada das atividades de plantas frigoríficas no estado. O texto dos jornalistas João Sorima Neto e Chico Prado anuncia a reabertura de duas plantas de abate bovino, Marfrig e Minerva, em Mato Grosso, estado que possui o maior rebanho bovino do país, reabrindo os estabelecimentos após crise da líder do setor, nesse caso, o grupo JBS.

De acordo com a publicação, grandes frigoríficos estão reabrindo unidades em Mato Grosso. O estado conta com 30,5 milhões de cabeças, o maior rebanho do país, num movimento contrário ao dos últimos anos. O objetivo é ganhar o mercado que pertencia à JBS. A empresa passou a enfrentar dificuldades, reduzindo abates, após a delação premiada de seus controladores e do acordo de leniência, que prevê multa de R$ 10,3 bilhões.

Outro ponto importante abordado na matéria é a contribuição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos, requerida e presidida pelo deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, que contou com a colaboração dos membros, composta pelos deputados estaduais: José Domingos Fraga (PSD) – relator, Pedro Satélite (PSD); Wagner Ramos (PSD); e Eduardo Botelho (PSB); e os membros suplentes: Oscar Bezerra (PSB), Zeca Viana (PDT), Baiano Filho (PSDB), Wancley Carvalho (PV) e Wilson Santos (PSDB), atualmente licenciado, com as recomendações do relatório final.

O deputado Nininho atribuiu o sucesso da CPI dos Frigoríficos à participação de todos os membros e equipe técnica, em especial aos estudos e análises minuciosos do deputado Zé Domingos (PSD). “Cada recomendação é resultado de estudos e levantamentos contundentes. O deputado Zé Domingos desempenhou um papel muito importante como relator, sempre pontuando e analisando cada rito com extremo rigor. Com relação às recomendações do relatório final, a própria JBS assumiu o compromisso com a CPI de devolver as plantas frigoríficas aos devidos proprietários. Vale ressaltar que o grupo já ampliou o abate, a exemplo do Frigorífico de Barra do Garças”, observou o parlamentar, lembrando que outra recomendação importante da Comissão Parlamentar foi a recontagem do rebanho bovino no estado, por meio da Lei 10.486.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...

Termina terça campanha de atualização de estoque de rebanhos em Mato Grosso

A campanha estadual de atualização do estoque de rebanhos,...
PUBLICIDADE