PUBLICIDADE

Fórum discutirá principais temas do agronegócio em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A 2ª edição do Fórum Nacional das Cadeias Produtivas acontecerá em Cuiabá entre os dias 10 e 14 de julho, no Pavilhão de Leilões do Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro – mesmo período que acontece a 53ª Expoagro. O evento é uma realização do Sindicado Rural de Cuiabá com a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e de instituições do setor agropecuário como Sistema Famato-Senar e Acrimat.

O Fórum das Cadeias Produtivas trará uma série de painéis e palestras com assuntos relacionados ao agronegócio, com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre temas pertinentes ao dia-a-dia no campo – tema que é destaque em Mato Grosso, o maior produtor de gado e de commodities agrícolas do país.

Produtores rurais, técnicos, acadêmicos e demais entes envolvidos com a agropecuária terão a oportunidade de discutir, ouvir e trocar ideias com grandes especialistas do setor nestes quatro dias.

Conforme destaca o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires de Miranda, a discussão e aprofundamento técnico sobre os temas pertinentes ao setor produtivo são sempre importantes para aprimorar a qualidade da produção agropecuária em Mato Grosso. “Os temas debatidos durante os dias do Fórum das Cadeias Produtivas vão trazer informações e soluções”, pontua Pires.

O diretor do Sindicato Rural de Cuiabá, Luiz Carlos Alécio, alerta que a pecuária apresenta diversos temas que merecem atenção seja dos pecuaristas seja das autoridades públicas e entrarão em debate no Fórum. “Hoje temos um grande problema para manter um fluxo de abates, já que existe um oligopólio de frigoríficos, que provoca a monopolização de preços da carne, remunerando o pecuarista abaixo do ideal, problema que é solucionável com a ampliação da concorrência”, disse Alécio.

Na agricultura, Luiz Alécio diz que os dois principais problemas são o armazenamento e a logística. “Hoje temos um déficit de pelo menos 40% de armazenagem para a produção mato-grossense. Até existe crédito subsidiado pelo governo federal por meio do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – com juros recentemente reduzidos para 6,5% ao ano, mas cujo acesso é burocrático e, consequentemente lento”, argumenta.

Quanto à logística, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), Ricardo Tomczyk Tomczyk avalia que o Fórum das Cadeias Produtivas será importante para apontar meios que consigam dar uma resposta a esse problema.

“Além de discutirmos os temas importantes para os produtores rurais como aprimoramento das técnicas de produção, também discutiremos soluções para os problemas logísticos, cuja resolução é substancial para Mato Grosso”. A Sedec é uma das parceiras na realização do Fórum das Cadeias Produtivas.

“Hoje, somos mais produtivos que os Estados Unidos, mas o produtor norte-americano tem mais lucro que o brasileiro, isso porque parte dos lucros se perde nas estradas, e nos problemas logísticos enfrentados da fazenda até aos portos”, acrescenta Luiz Alécio, que também critica a morosidade como determinadas soluções ou aprimoramentos têm sido conduzidas, tais como a duplicação da BR-163 ou o acesso aos portos da região Norte do país.

O Fórum das Cadeias Produtivas terá entrada gratuita e temas que vão da lavoura, pecuária até a logística. No dia 10 de julho, entre as 8h30 e 10h30 da manhã, será realizado o painel sobre agronegócio.

Já à tarde, a partir das 14h, será a vez do painel sobre nutrição, irrigação e silagem. Em seguida, às 15h30 será a palestra sobre o sistema Integração Lavoura-Pecuária, que é um dos manejos de grande potencial sustentável e que vem ganhando cada dia mais espaço na agropecuária mato-grossense. Já às 16h30 será realizada uma palestra sobre piscicultura.

Entre os dias 11 e 12 de julho o assunto em pauta será a Feira de Genética Animal (Genapec), com uma programação especial dentro do Fórum das Cadeias Produtivas. Já no dia 13 de julho as discussões serão mais uma vez pautadas sobre a agricultura e pecuária.

E no último dia do Fórum das Cadeias Produtivas, em 14 de julho, os participantes vão poder discutir sobre a logística, que é ainda um dos principais gargalos do setor produtivo, em Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportação do milho de Mato Grosso atinge 2º maior volume em mais de duas décadas

A secretaria de Comércio Exterior registrou que as exportações...

Plantio da safra de soja em Mato Grosso deve ser concluída esta semana

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) constatou avanço...

Presidente eleito do Sindicato Rural de Sorriso aponta prioridades da gestão

O produtor rural Diogo Damiani, presidente eleito do Sindicato...

Cotação do milho disponível em Mato Grosso sobe e média vai a R$ 54

O preço do milho disponível em Mato Grosso exibiu...
PUBLICIDADE