A forte demanda interna e externa por soja mato-grossense vem gerando boas oportunidades de negócio ao produtor do Estado. “Isso não está ocorrendo apenas para a oleaginosa disponível, que já se encontra com 97,22% da produção vendida. A safra 20/21, que será semeada a partir do próximo mês, já está com 50,54% do seu volume negociado, sendo praticamente o dobro do percebido no último ano para a safra 2019/20”, constata o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) no boletim da soja, desta semana.
“As regiões mais avançadas nas vendas são a Norte e Médio-Norte, as mesmas que estão mais aceleradas em relação à venda da soja disponível. Ademais, 1,29% da produção esperada para a temporada 2021/22 já foi negociada pelos sojicultores de Mato Grosso, o que exemplifica a competitividade pelo grão, mesmo aquele que será colhido a daqui 17meses!Por fim, vale salientar que o dólar valorizado tem importante participação no fortalecimento dos preços da soja, o que está incentivando os negócios em Mato Grosso”, acrescenta o IMEA.
Semana passada a soja disponível em Mato Grosso subiu mais de 4% e foi vendida, em média, a R$ 110, 17 a saca. Ano passado, no mesmo período, estava em R$ 67,49.